Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.0/5 (13 votos)

ONLINE
1

Partilhe esta Página

Certidões Negativas de Débito
Certidões Negativas de Débito

 EMISSÃO DE CERTIDÃO NEGATIVAS DE DÉBITO 

 

A Certidão Negativa de Débito é um documento que garante que a empresa não tem débitos fiscais ou tributários nas esferas municipal, estadual ou federal.

Ela pode ser requerida por bancos ou por outras organizações para aceitarem pedidos de empréstimo ou ofertas de fornecedores. O contador deve saber como requerer esse documento para que a empresa possa apresentá-lo quando necessário.

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é o documento que comprova a regularidade fiscal de Pessoa Física, Jurídica ou de Imóvel Rural perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins, expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ...

 


 

O que é certidão negativa?

Quais são os tipos de certidão existe e em qual circunstancia, ela pode ser exigida em processos de licitação, concorrência, cadastro ou homologação?

Fechar um contrato grande pode fazer a diferença no ano de uma empresa. Em algumas dessas negociações, entretanto, pode ser exigido apresentar uma Certidão Negativa de Débitos (CND).

O que é Certidão Negativa de Débitos?

Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento que comprova que uma empresa não tem dívidas com órgãos públicos ou ações civis, criminais e federais em seu nome. A certidão negativa também vale para pessoas físicas e até bens – como carro, imóvel e terreno. 

Pra que serve a certidão negativa?

A certidão negativa pode ser exigida em processos de licitação, concorrência, cadastro ou homologação, por isso é importante saber quais são os tipos e em qual circunstancia você precisará emitir esse documento. 

Além disso, quando uma empresa é comprada, podem ser solicitadas as certidões negativas da pessoa jurídica e das pessoas físicas à frente do negócio.

Existem diversos tipos de certidão negativa. Alguns mais populares são:

1) Certidão Negativa Federal – ou Certidão Negativa da Receita Federal

Certidão Negativa Federal diz respeito às certidões de débitos referentes a tributos federais e à dívida ativa da União.

Elas comprovam a regularidade fiscal de pessoas jurídicas, físicas e produtores rurais com a Fazenda Nacional e são emitidas pela Receita Federal junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

2) Certidão Negativa Estadual

Certidão Negativa Estadual abrange a certidão de débitos tributários estaduais e da dívida ativa estadual, comprovando a regularidade com a secretaria da fazenda de cada estado.

3) Certidão Negativa Municipal

Por outro lado, a Certidão Negativa Municipal mostra a inexistência de dívidas tributárias com o município ou inscrição na dívida ativa municipal. 

4) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT- G

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) comprova a inexistência de débitos com a Justiça do Trabalho. Ela é emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho e é indispensável para participar de licitações públicas.

5) Certidão Negativa do FGTS

Certidão Negativa do FGTS – também conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS, CRF – comprova a regularidade com o Fundo de Garantia. Ou seja, comprova que o empregador está recolhendo o valor do FGTS de seus funcionários mensalmente. 

6) Certidão Negativa da Justiça Federal

Certidão Negativa da Justiça Federal comprova que uma pessoa – física ou jurídica – não está respondendo por processo criminal ou cível – por isso também é conhecida como “Nada Consta”. 

Este documento pode ser necessário em processos de contratação, venda de imóveis, concursos públicos e licitações.

7) Certidão Negativa do INSS

Certidão Negativa do INSS – ou Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social – é um documento que confirma a regularidade das empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social. Ela pode ser solicitada em casos de empréstimos, licitações e homologações, por exemplo.

Como a certidão negativa comprova a regularidade da empresa em relação a tributos e processos jurídicos, não é possível emitir este documento quando existe alguma irregularidade fiscal ou jurídica.

Por outro lado, é possível emitir a chamada certidão positiva com efeitos de negativa quando a empresa possui alguma pendência suspensa ou em processo de regularização.